Un réel pour le XXI sciècle
ASSOCIATION MONDIALE DE PSYCHANALYSE
IXe Congrès de l'AMP • 14-18 avril 2014 • Paris • Palais des Congrès • www.wapol.org

Programme du Congrès
S'inscrire à la FÊTE
Inscription COMPLET
What's up ! NEWS
Comité d'action de l'École Une - Papers
Textes d'orientation
Affinités VIDÉO
5 minutes à la RADIO
Affinités À LIRE
Bouts de réel WAP WEB
Journée clinique
Bibliographie
Publications
Dossier de PRESSE
Informations pratiques
Les Congrès précédents
Rechercher dans le site
Loading
Suivez
@scilitwitt !
BOUTS DE RÉEL
Extremamente alto e incrivelmente perto
Ana Lucia Lutterbach Holck

"Mensagem um. Terça feira, 8h52 da amanhã. Tem alguém ai? Alô? É o Pai. Se você está aí, atenda. Tentei ligar para o escritório, mas ninguém atendeu. Escuta, aconteceu alguma coisa. Estou bem. Estão nos dizendo para ficarmos no lugar e aguardarmos os bombeiros. Tenho certeza de que não é nada. Ligo de novo quando tiver uma ideia melhor do que está acontecendo. Só queria que soubessem que estou bem, e não precisam se preocupar. Ligo de novo em breve."

Esta é a última vez que ele escuta a voz de seu pai no dia 11 de setembro. "Oskar Schell é inventor, desenhista e fabricante de joias, francófilo, vegan, origamista, pacifista, percussionista, astrônomo amador, consultor de informática, arqueólogo amador e colecionador de moedas raras, borboletas que morrem de causas naturais, cactos em miniatura, memorabilia dos Beatles e pedras semipreciosas. Ele tem 9 anos"[1].

Depois desta perda, Oskar, bisbilhotando o closet de seu pai, encontra uma chave num envelope onde está escrito "black". Ele, então, entre outras coisas, faz dessa chave um mistério que deve desvendar, tal como fazia nas brincadeiras com seu pai. Primeiro vasculha a casa em busca da fechadura que caberia a chave, depois ele anda pela cidade de Nova York.

Neste livro impressionante do americano Jonathan Safran Froer, acompanhamos as invenções de Oskar que busca, perambulando pela cidade, das mais variadas maneiras, se proteger deste encontro com um real que o avassala.

Ana Lucia Lutterbach Holck
EBP, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

  1. Safran Foer J., Extremamente alto e incrivelmente perto, Rio de Janeiro, Ed.Rocco, 2006.